Debate “Antropologia e Epidemias”

O debate Antropologia e Epidemias conta com a participação do Professor Jorge Varanda, Professor de Antropologia no DCV-UC e membro do Centro em Rede de Investigação em Antropologia e, por Luís Costa, enfermeiro e doutorando em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra.

A conversa terá em conta os contributos da antropologia no trabalho humanitário e em saúde pública, com especial atenção a problemas causados por epidemias como malária, ébola e HIV; As diferenças estruturais fomentadas por planos de cooperação encontradas entre os anos 90 e 2000; E de que forma os instrumentos analíticos utilizados pela antropologia podem contribuir para o conhecimento da atual pandemia.

A experiência de campo dos intervenientes será o ponto de partida para a discussão. Luís Costa participou em missões de carácter humanitário com o objetivo de auxiliar populações em situações de crise – guerra civil, crises sanitárias e catástrofes naturais. Por sua vez, o Professor Jorge Varanda trabalhou sobre epidemias de Febre-Amarela, HIV, Malária, Cólera e Ébola.

O Debate terá lugar no Lago do Departamento Ciências da Vida – Polo 1.

⚠ A Lotação é limitada – disponíveis apenas 10 lugares – ocupados por ordem de chegada.
Pedimos aos interessados que tragam máscara, desinfetem as mãos na entrada e respeitem o distanciamento social.


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search