Debate “Antropologia e Epidemias”
O debate Antropologia e Epidemias conta com a participação do Professor Jorge Varanda, Professor de Antropologia no DCV-UC e membro do Centro em Rede de Investigação em Antropologia e, por Luís Costa, enfermeiro e doutorando em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra.
A conversa terá em conta os contributos da antropologia no trabalho humanitário e em saúde pública, com especial atenção a problemas causados por epidemias como malária, ébola e HIV; As diferenças estruturais fomentadas por planos de cooperação encontradas entre os anos 90 e 2000; E de que forma os instrumentos analíticos utilizados pela antropologia podem contribuir para o conhecimento da atual pandemia.
A experiência de campo dos intervenientes será o ponto de partida para a discussão. Luís Costa participou em missões de carácter humanitário com o objetivo de auxiliar populações em situações de crise – guerra civil, crises sanitárias e catástrofes naturais. Por sua vez, o Professor Jorge Varanda trabalhou sobre epidemias de Febre-Amarela, HIV, Malária, Cólera e Ébola.
O Debate terá lugar no Lago do Departamento Ciências da Vida – Polo 1.
A Lotação é limitada – disponíveis apenas 10 lugares – ocupados por ordem de chegada.
Pedimos aos interessados que tragam máscara, desinfetem as mãos na entrada e respeitem o distanciamento social.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
antropia (12 de Outubro de 2020). Debate “Antropologia e Epidemias” Antropia. Recuperado em 10 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/b8x2