Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

CONCURSO PARA 1 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) PARA MESTRANDO/A | IHA SEED-PROJECT PRÁTICAS ARTÍSTICAS CONFINADAS

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestrando/a no âmbito da Unidade de I&D IHA – Instituto de História da Arte (UIDB/00417/2020), NOVA FCSH, e do IHA seed-project “PRÁTICAS ARTÍSTICAS CONFINADAS: RESISTÊNCIA E COLETIVISMO NA PANDEMIA COVID-19 EM PORTUGAL”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: Artes / Design
Requisitos de admissão:
– Licenciatura em Arte Multimédia / Design / Design Multimédia / Design de Comunicação e áreas afins;
– Estar inscrito/a num Mestrado em Design ou áreas afins;
– Experiência em design de websites e/ou plataformas digitais.
Em cumprimento do disposto no artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (Reg. n.º 950/2019):
– Bolsa de investigação (estudante de mestrado):
a) estar inscrito num mestrado integrado ou num mestrado.
Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição portuguesa, de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374
Plano de trabalhos:
A bolsa tem em vista o apoio técnico dentro da sua área de especialidade à equipa de investigadores e compreende as seguintes tarefas:
  1. Desenho do sítio na internet em regime de acesso aberto, produção e manutenção de conteúdos digitais;
  2. Design de um Mapa-Kit.
Resumo do projeto:
Este projeto de investigação adota como objeto de estudo os grupos cívicos (coletivos, associações, cooperativas e sindicatos), constituídos por profissionais da arte e da cultura, criados a partir de março de 2020 em Portugal, com o objetivo de responder à crise provocada pela pandemia Covid-19. Pretende-se abordar o objeto de estudo a partir das seguintes premissas:
  1. O modo como as práticas artísticas se constituem enquanto meios de luta e de protesto;
  2. A importância da representatividade, incidência geográfica e escolha dos formatos (de produção artística e de contestação) no impacto das ações;
  3. A coerência entre as dinâmicas internas dos grupos cívicos e o seu posicionamento político;
  4. A articulação e criação de ligações às estruturas institucionais tais como museus, teatros, cinemas, poder local e central, entre outros;
  5. A resposta ao repto deixado pela Constituição da República Portuguesa no que diz respeito ao direito à produção e fruição artística e cultural e ao dever de proteção do património.
Enquanto principais resultados e outputs deste projeto, pretende-se a construção de um sitio-plataforma digital que funcione como repositório em expansão dos processos de registo, documentação e investigação deste objeto de estudo, bem como a proposta de uma cartografia que resulte deste processo de investigação desenvolvido em contexto de residência de investigação no Centro de Artes e Criatividade (Torres Vedras) e o Chão de Oliva (Sintra) e que se concretize enquanto objeto de publicação e enquanto ferramenta de investigação na área dos estudos artísticos e história da arte. O projeto terá presença em diversos canais de comunicação de acesso aberto, tais como o Instagram. Integra, igualmente, no seu plano de trabalho, a realização de exposições assentes numa curadoria participativa, apresentações públicas e seminários.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf e https://dre.pt/application/file/a/127230968
Local de trabalho: Possibilidade de teletrabalho, com necessidade (pontual) de deslocações à Casa de Teatro de Sintra (Chão de Oliva) e ao Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras (asseguradas pelo projeto).
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em 1 de abril de 2022. O contrato de bolsa não poderá ser renovado.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 875,98€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
– Avaliação Curricular (30%, numa escala de 0 a 20 Valores)
– Experiência Profissional (30%, numa escala de 0 a 20 Valores)
– Carta de motivação acompanhada de portefólio (40%, numa escala de 0 a 20 Valores).
Caso persistam dúvidas na seleção do/as candidato/as após a avaliação curricular, o júri poderá marcar entrevistas aos/às candidato/as melhor classificado/as. É selecionado/a o/a candidato/a com melhor classificação final, tendo em conta a seguinte ponderação percentual: 50% para a avaliação curricular e 50% para a entrevista.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10 de fevereiro a 23 de fevereiro de 2022.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, portefólio, certificado de habilitações, comprovativo de inscrição em mestrado, carta de motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos e a conversão da classificação final para a escala de classificação Portuguesa, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.
As candidaturas deverão ser enviadas para o email bolsasiha@fcsh.unl.pt, com cc praticasconfinadas.cast@gmail.com, com o seguinte assunto na mensagem: Bolsa BI Projeto Práticas Confinadas IHA.

Mais Informações:

https://institutodehistoriadaarte.com/2022/02/10/concurso-para-1-bolsa-de-investigacao-bi-para-mestrando-a-iha-seed-project-praticas-artisticas-confinadas/


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
antropia (10 de Fevereiro de 2022). CONCURSO PARA 1 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) PARA MESTRANDO/A | IHA SEED-PROJECT PRÁTICAS ARTÍSTICAS CONFINADAS. Antropia. Recuperado em 10 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/b8yb


Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.