5 de outubro | Dia Mundial do Professor | Professora Sandra Xavier

O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro, para celebrar a aprovação, em 5 de outubro de 1966, da Recomendação da UNESCO/OIT sobre o Estatuto dos Professores.

Em reconhecimento de todos aqueles que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar, partilhamos a dinâmica das aulas em algumas cadeiras dos cursos de Antropologia no Departamento de Ciências da Vida, desenhadas por C. Rodrigues.

Professora Sandra Xavier

Aula: Métodos de Investigação (Mestrado em Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas) | Sala: 1.0

“Não me escapa o seu quê de piada de estar a fazer um desenho etnográfico de uma aula sobre o uso dessa mesma técnica. Também não me escapa que o processo de desenhar uma aula de mestrado da Professora Sandra Xavier foi distinto do de desenhar as aulas dos outros dois professores: o traço destes desenhos foi mais limpo e detalhado e o espaço retratado ficou com uma aparência mais apertada. De facto, a sala desta aula é mais pequena do que as empregues para as aulas de licenciatura, possivelmente em proporção ao número de estudantes do mestrado. A Professora Xavier também tem uma tendência a estar mais parada na frente da sala em frente aos alunos, o que me permitiu desenhá-la com mais detalhes. Dada a coincidência da minha presença com o tema da aula, fui convidado a apresentar estes desenhos e a explicar o seu processo, e posso dizer que essa experiência também ajudou a moldar o formato final desta rubrica, ao que agradeço os comentários da Professora e dos estudantes de mestrado.”

A Professora Sandra Xavier começou a ensinar no DCV ao concorrer a uma vaga como assistente convidada, ainda antes de terminar o seu doutoramento em antropologia pelo ISCTE. Para além desta cadeira de mestrado, também leciona cadeiras da licenciatura em antropologia como Antropologia Visual; Espaço, Cultura e Globalização; e Antropologia e Arquitetura. As suas principais preocupações enquanto Professora é despertar nos alunos interesse pelas temáticas das aulas, que consigam compreendê-las e que ganhem gosto pela prática antropológica. As suas aulas têm o formato de discussões, com o objetivo de despertar nos alunos curiosidade e questões sobre a atualidade, e também incluem momentos para planificação do trabalho prático a ser desenvolvido em paralelo, de modo a fornecer aos alunos oportunidades para pensar em possíveis abordagens práticas que envolvam os textos em estudo.



Citar este post
barbara (2023, 7 Outubro). 5 de outubro | Dia Mundial do Professor | Professora Sandra Xavier. Antropia. Recuperado em 22 de Junho de 2024, de https://doi.org/10.58079/b91a

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search