Sobre o Projeto
O projeto visa uma colaboração entre diferentes áreas de saber, estudantes e investigadores de forma a mostrar a importância do estudo antropológico social e cultural e a sua vertente interdisciplinar. Este, parte da relação com o CRIA-UC (Centro em Rede de Investigação em Antropologia – Pólo Universidade de Coimbra) no âmbito Social e Cultural e, não só procura motivar os alunos para atividades de cariz prático como possui a particularidade de partilhar com a comunidade científica o trabalho desenvolvido no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.
Fundadores
Bruna Coelho
Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra, instituição onde se encontra no momento a frequentar o Mestrado em Antropologia Social e Cultural. É assistente de investigação na rede de pesquisa internacional Sci-Tech Asia, e encontra-se a realizar um estágio na World Toilet Organization.
O seu projeto de investigação, Sanitários Públicos no Feminino: Análise do Movimento Internacional da Adaptação das Diretivas de Género nas Casas de Banho Públicas, traz uma perspetiva de género para a nossa compreensão dos sanitários públicos tanto em países em desenvolvimento como em países afluentes. As suas áreas de maior interesse são o Estudo da Ciência e Tecnologias, Questões de Género e o Urbanismo.
Catarina Figueiredo
Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra. Encontra-se atualmente no Mestrado de Antropologia Médica e Saúde Global (UC). As suas principais áreas de interesse são Saúde, Alterações Climáticas e Urbanismo.
Luís Costa
Enfermeiro e Aluno de Doutoramento em Antropologia na FCTUC.
Participou em inúmeras missões de carácter humanitário com o objetivo de auxiliar populações em situações de crise entre a década de 1990 e 2010.
Jorge Varanda
Jorge Varanda é Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, membro da Direção do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e Coordenador do Pólo-CRIA UC.
Tem investigado e publicado sobre várias epidemias Tripanossomíase Humana Africana, Febre Amarela, origem dos HIVs, Antropologia e Saúde Global e Saúde Publica colonial e participou na implementação do sistema de autópsia verbal da OMS no Centro de Pesquisa em Saúde de Angola (CISA).
Além disso, criou e lecionou vários cursos (licenciatura, mestrado e doutoramento) relacionados com a Antropologia e Saúde Global nomeadamente na Universidade de Coimbra e Instituto de Higiene e Medicina Tropical (Lisboa).
Membros da Equipa
Carlos Cândido
Aluno de licenciatura de Antropologia na Universidade de Coimbra. Os seus interesses são Governação, Políticas e Religião.
Manuel Estêvão
Licenciado em Antropologia pela Universidade de Coimbra, instituição onde atualmente frequenta o Mestrado em Evolução e Biologia Humanas. Têm como áreas de maior interesse a Evolução Humana e Primatologia.
Luiza Báo
Licenciada em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, no Brasil, atualmente frequenta o Mestrado em Antropologia Forense na Universidade de Coimbra. As suas áreas de interesse são os estudos da Antropologia da Morte e do Morrer e Antropologia do Estado.
Catarina Oliveira
Aluna da licenciatura de Antropologia da Universidade de Coimbra. Interesses direcionados com a área de Medicina Legal, Saúde e Ajuda humanitária.